Buscar
  • torquatotec

6 dicas para criar seu jardim em casa

Ter um jardim em casa é uma maneira simples, mas efetiva de cuidar de nosso bem-estar e também de contribuir com a decoração. Inclusive, devido à pandemia do COVID-19, o interesse dos brasileiros por plantas aumentou significativamente de acordo com dados do Google. Mas, além disso, vale destacar que a busca por melhorias em casa, como reformas, instalação de banheira de hidromassagem e outros itens, também aumentou. Afinal, com tanto tempo em isolamento, as pessoas começaram a valorizar ainda mais seus bens.


Obviamente, esse também foi o tempo de realizar mudanças mais simples, como manutenção de banheira de hidromassagem, pintura e criação de jardim. Por isso, no post de hoje vamos te ajudar a criar seu próprio jardim em casa.


1. Escolha o lugar ideal


O primeiro passo é pensar no tamanho do jardim. Por exemplo, se o espaço é compacto, delimite os canteiros cobertos de terra ou com uma camada de pedrisco, além de optar por vasos pequenos e plantas menores. Inclusive, uma boa dica para quem deseja decorar a área externa é incluir um jardim vertical perto da banheira de hidromassagem para transmitir sensação de paz e aconchego.


Agora, caso o espaço seja grande, prefira as plantas maiores, como arbustos altos e árvores, pois dão menos trabalho quando comparados com diversos vasos pequenos e espécies diferentes.


2. Tenha as plantas certas


Antes de colocar a mão na massa, é importante saber quais plantas irá incluir em seu jardim, visto que elas serão as responsáveis por orientar toda a criação. O recomendado é buscar plantas originárias de sua região, visto que além de serem mais baratas, também serão mais fáceis de cuidar. Outra alternativa para quem não tem tempo para cuidar de todo o jardim é optar por espécies que não exigem muita rega e manutenção, como suculentas e cactos. Além disso, em espaços maiores, você pode ousar com árvores até mesmo frutíferas, visto que o espaço permite. Lembre-se que as plantas precisam de espaço suficiente para crescerem.


3. Inclua pedras no caminho


O jardim fica muito mais criativo e prático ao criar caminhos. Eles geralmente são feitos com pedras, como mármore, cascalho, seixos e pedriscos e você pode usar esses caminhos para criar efeitos especiais. Por exemplo, o jardim pode ser todo gramado, coberto de pedriscos ou ter uma mescla dos dois formando desenhos para delimitar áreas e canteiros. O efeito da grama contratando com o branco do pedrisco é muito bonito, além de deixar o jardim mais dinâmico.


4. Tenha um banco


O banco promove um charme único aos jardins, sendo peça-chave para você poder descansar e observar a natureza. Existem diversos tipos e você deve escolher aquele que mais se encaixa no estilo que deseja transmitir e seus gostos. O banco de pedra é bem natural, criando uma sensação de continuidade no ambiente. Já os bancos com madeira pouco trabalhada e aqueles feitos com toras são opções mais rústicas. Além disso, caso tenha uma árvore robusta no jardim, é possível ainda pendurar um balanço de madeira, vime ou ainda uma boa rede.


5. Invista na iluminação


O jardim não precisa ser bonito apenas durante o dia. Para também aproveitar o espaço à noite, você pode investir em uma boa iluminação. Para isso, instale lâmpadas nas árvores ou em fios, além de incluir lamparinas ou lampiões. Outra opção é incluir postes baixos de luz e velas em recipientes que protejam as chamas. Por outro lado, as tochas são mais primitivas, promovendo um charme e estilo rústico ao ambiente. Lembre-se de optar por lâmpadas quentes para assim garantir maior aconchego e conforto visual no jardim. Dessa forma, você poderá fazer suas refeições com a família e ter uma noite muito agradável.


6. Colete a água da chuva


Por fim, mas não menos importante, você ainda pode coletar a água da chuva para regar suas plantas. Seja um vaso ou barril de madeira, basta pendurar uma corrente junto à calha do telhado e deixar uma ponta dentro do recipiente para que a água seja direcionada. Depois, utilize um regador ou balde para regar as plantinhas mais necessitadas. No entanto, lembre-se de não deixar a água parada por muito tempo para evitar a chegada do mosquito da dengue e outras doenças.


Então, com as dicas do post de hoje você terá um jardim completo em casa, podendo criar uma harmonia incrível com sua área de spa e hidromassagem. As plantas promovem benefícios tanto para sua saúde quanto para o ambiente ao melhorarem a qualidade do ar. Portanto, investir em um bom jardim é uma ótima maneira de renovar a decoração do espaço e ainda garantir melhor qualidade de vida para seu dia a dia.


Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

Torquato Tec. Sua empresa de Instalação e Manutenção de Hidromassagem.



6 dicas para criar seu jardim em casa


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo