Buscar
  • torquatotec

É possível instalar banheira de hidromassagem em apartamento?

Realizar a instalação de banheira de hidromassagem é desejo de muitas pessoas, pois além de deixar o banheiro mais sofisticado, ela também promove benefícios para nosso corpo e mente. Alguns deles são melhora de dores musculares e nas articulações, redução de estresse e retenção de líquidos, melhora na saúde do sono, entre outros. No entanto, muitos ainda acreditam que isso é possível apenas para quem mora em casa. Sendo assim, para esclarecer de uma vez por todas, no post de hoje vamos falar se realmente é possível realizar a instalação de banheira de hidromassagem em apartamentos.


E então, pode instalar uma banheira no apartamento?


Para essa pergunta, a resposta é: depende. Antes de começar a escolher modelos e marcas, é importante saber se o prédio é capaz de suportar a carga que uma banheira cheia de água causa. Mas, caso o apartamento conte com infraestrutura preparada, você provavelmente já terá essas informações em mãos, sendo necessário se preocupar apenas com a marca, orçamento e a manutenção de banheira de hidromassagem, que deve ser feita periodicamente por uma empresa especializada. Por outro lado, se o apartamento não contar com a estrutura preparada, a solução é contratar um engenheiro ou arquiteto para realizar um estudo do que é possível fazer sem causar danos na estrutura do edifício.


Além disso, outro ponto importante para quem quer realizar a instalação de banheira de hidromassagem é consultar o síndico do condomínio sobre essa alteração, assim como informar o vizinho de baixo. Isso porque, uma instalação mal feita e sem a segurança adequada pode gerar infiltrações e rachaduras no apartamento do outro, causando enormes transtornos e gastos inesperados.


Vale lembrar ainda que algumas legislações municipais vetam ou restringem a instalação de banheira de hidromassagem dependendo do local, como por exemplo em varandas de apartamentos. Portanto, consulte também o que diz o código de postura de sua cidade.


O que levar em consideração na hora de escolher a banheira para apartamento?


O primeiro passo é escolher o local de instalação da banheira, que pode ser no quarto, terraço, banheiro ou varanda (se a legislação permitir). No entanto, é importante lembrar que é necessário considerar um espaço mínimo disponível, assim como se há necessidade de instalações elétricas e hidráulicas. Para quem não tem muito espaço, uma boa dica para otimizá-lo é colocar no banheiro embaixo do chuveiro.


Além disso, como falamos, a banheira de hidromassagem exige acesso a pontos de abastecimento e drenagem de água. Portanto, pode haver a necessidade de adaptação do sistema elétrico, como instalação de um disjuntor independente, ponto extra de energia ou troca da fiação, por exemplo. Não se esqueça que essa avaliação deve ser feita por um eletricista habilitado a fim de manter a segurança e garantia do produto.


Como escolher a hidromassagem?


A principal característica de uma banheira de hidromassagem é disparar pequenos jatos de água, que geram o efeito relaxante de massagem. Esse recurso ainda pode ser acompanhado com um sistema de aquecimento para deixar tudo ainda mais gostoso. Veja abaixo os principais tipos de banheira de hidromassagem para escolher aquele que mais atende suas necessidades e gostos:


Convencional: Os modelos usuais de banheira de hidromassagem costumam ser criados com material acrílico ou gel coat. O primeiro tem mais luminosidade e maior durabilidade, enquanto o segundo possui menor luminosidade, mas admite mudanças em sua tonalidade. Dessa forma, é possível personalizá-la como desejar.


Quadrada: Os modelos quadrados geralmente são para mais de um indivíduo e por isso pedem mais espaço no momento da instalação. Portanto, caso tenha um banheiro amplo, essa opção é a ideal. Além disso, também pode ser instalada em áreas externas.


Retangular: Esse é o tipo mais conhecido e comum, podendo ser achado na versão apenas para uma pessoa ou em modelos maiores e que cabem mais pessoas. Para quem quer uma alternativa para banheiro pequeno, o ideal é apostar no modelo para um indivíduo que pode ser um dos lados encostados na parede e assim otimizar o espaço disponível.


Redonda: Se quer se sentir em um SPA sem sair de casa, escolha a banheira de hidromassagem redonda. Ela é um pouco maior devido ao molde e por isso exige um espaço um pouco maior para a instalação. Além disso, o formato influencia o local de instalação que não pode ser feito perto da parede.


De canto: Esse modelo é ideal para quem não tem muito espaço e se adaptam muito bem a diferentes ambientes. As banheiras de canto utilizam o espaço entre duas paredes e por isso você deve possui um canto acessível para a instalação. O molde lembra um triângulo e alguns modelos podem acomodar até duas pessoas.


Então, agora que você sabe que é possível realizar a instalação de banheira de hidromassagem em seu apartamento, já pode contratar uma empresa especializada para ajudar e orientar em tudo o que precisar.


Torquato Tec. Sua empresa de Instalação e Manutenção de Hidromassagem.



É possível instalar banheira de hidromassagem em apartamento?


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo