Buscar
  • torquatotec

6 dicas para decorar sua varanda

A varanda é um ambiente que pode ser facilmente decorado e quando bem cuidada se torna uma das partes mais agradáveis da casa. Seja com a instalação de banheira de hidromassagem ou inclusão de móveis ou plantas, é totalmente possível criar um ambiente aconchegante e funcional. No entanto, antes de começarmos com as dicas, é importante deixar claro que varanda é diferente de sacada. Ela é uma extensão coberta da casa e pode ser maior ou menor, além de ser uma continuação da sala ou cozinha. Já a sacada está ligada a uma porta e dá a impressão de que não faz parte do ambiente, vista com mais frequência em prédios.


Então, ainda que seja necessário realizar a manutenção de banheira de hidromassagem e outros itens que queira incluir, decorar sua varanda irá promover bem-estar no dia a dia, melhorar a qualidade de vida e ainda criar momentos únicos em família. Portanto, continue acompanhando o post de hoje e veja 6 dicas de decoração de varanda.


1. Plantas


As plantas tornaram-se elementos essenciais para quem quer uma decoração aconchegante, charmosa e simples. Para incluí-las em sua varanda, você pode fazer uma seleção entre flores e folhagens. As primeiras devem combinar com a decoração. Portanto, se optou por um estilo mais clássico, escolha rosas e flores do campo. Além de românticas e bonitas, elas deixam um perfume no ambiente muito característico.


Já para quem deseja um estilo mais rústico e menos romântico, o ideal é apostar em plantas de folhagens verdes. Isso porque, além de resistirem ao sol, deixam o ambiente mais fresco. Além das famosas samambaias, os arbustos de louro também são incríveis para esse efeito, assim como trepadeiras, como Bignônias, Hera, Tecomarias, Jasmin e Buganvileas.


2. Churrasqueira


Uma varanda mais espaçosa é perfeita para receber a tradicional churrasqueira. No entanto, mesmo que seja menor, saiba que ainda é possível optar pelas churrasqueiras elétricas, visto que existem diversos modelos disponíveis no mercado.


O ideal é priorizar o espaço da churrasqueira para que ela tenha fácil acesso a um balcão, onde você pode deixar todos os ingredientes necessários para o preparo. Além disso, uma pia ao lado para a higienização facilita e muito o trabalho.


3. Iluminação adequada


A elegância do ambiente está diretamente ligada à iluminação e você deve dar uma atenção especial quando for escolher as lâmpadas do ambiente. Alguns itens interessantes são lustres, iluminação de parede, abajures e lamparinas. Além disso, outro item barato e fácil de encontrar é o cordão de luzes, parecido com os piscas de natal.


A iluminação pode ser usada para focar em pontos de destaque, como a churrasqueira, plantas ou quadros. Além disso, evite utilizar lâmpadas brancas, apostando em tons mais quentes para que o local fique aconchegante e acolhedor para quem estiver ali.


4. Móveis


Geralmente as varandas são cobertas, mas nem sempre fechadas. Sendo assim, você irá precisar de móveis que sejam feitos com materiais resistentes às variações do tempo. A madeira tem alta durabilidade e o ideal é conversar com um profissional para garantir que os móveis tenham bom acabamento.


Seja para receber amigos ou relaxar, cadeiras estofadas, pufes e poltronas são os móveis ideais, sendo que em ambientes abertos, o recomendado é utilizar materiais como fibra sintética. Já para espaços fechados, você terá maior liberdade para escolher o que mais se adequa ao seu estilo e restante da decoração de sua casa. Lembre-se de priorizar o aconchego para receber os convidados e relaxar, e as redes e cadeiras penduradas são um verdadeiro sucesso.


5. Cores


Sabemos que existem infinitas cores e opções para os mais diferentes estilos, além da possibilidade de mesclar e variar tons de parede para parede. Então, para escolher a cor certa nessa infinidade de opções, é importante avaliar sua personalidade. Cores mais fortes deixam o ambiente alegre e divertido, enquanto as sóbrias tornam o espaço sofisticado e elegante.


É importante lembrar que a varanda é a extensão de nossa casa e você pode dar a intenção que desejar, desde que estejam em harmonia. Uma varanda com muitas plantas combina com tons de cores terrosas. Já as cores neutras são mais fáceis de combinar com os móveis, mas ainda assim irá depender de sua decoração.


6. Quadros


Existem infinitos quadros disponíveis que podem combinar com qualquer tipo de varanda, desde um ambiente jovial e descontraído, até os mais modernos e luxuosos. Eles podem variar de acordo com seu estilo e proposta da varanda, podendo ser divertidos, com frases, desenhos, fotografia ou até mesmo uma pintura. O importante é escolher aqueles que você mais se identifica para transmitir sua personalidade para o espaço.


Então, com as dicas do post de hoje você será capaz de decorar sua varanda de maneira única e totalmente funcional para suas necessidades e dia a dia. Lembre-se que um bom planejamento é essencial para garantir que você consiga incluir todos os itens desejados sem dores de cabeça.




1 visualização0 comentário