Buscar
  • torquatotec

7 dicas para não errar na decoração do banheiro

Se você pretende reformar ou está construindo uma casa, é essencial pensar em todos os cômodos e ter um bom planejamento. O banheiro é um dos menores ambientes do imóvel, mas nem por isso deve ser deixado de lado. Inclusive, o que antes era um espaço esquecido, hoje em dia se tornou um local propício para autocuidado, bem-estar e relaxamento. Não à toa, a instalação de banheira de hidromassagem aumentou significativamente nos últimos tempos.


No entanto, sabemos que decorar um banheiro não é fácil, principalmente para quem quer que tudo esteja em harmonia. Sendo assim, tão importante quanto a manutenção de banheira de hidromassagem, o planejamento é primordial para garantir o sucesso de seu projeto. Mas, existem ainda outras dicas importantes para não errar na manutenção de banheiro. Quer saber quais são elas? Então acompanhe o post de hoje até o fim.


1. Orçamento disponível


Primeiramente, é importante saber quais mudanças pretende realizar no espaço e analisar o orçamento disponível para tal. Afinal, ainda que deseje construir o banheiro dos sonhos, isso não será possível se o custo for extremamente alto para sua realidade. Portanto, tenha em mente o quanto pode gastar e invista em alternativas que possam ajudar a realizar suas vontades. Por exemplo, se quiser um banheiro todo de mármore, mas não puder arcar com isso, invista em materiais que o imitem e que tenham um custo mais baixo.


2. Invista em espelhos


Os espelhos são os melhores amigos dos banheiros e ainda que essa informação já seja batida, é fato que poucos objetos combinam tanto com esse ambiente quanto os espelhos. Isso porque, ele contribui de diversas formas para seu espaço. Além de te ajudar a realizar a higiene diária e se arrumar, ainda serve como uma peça decorativa e também gera sensação de amplitude e maior claridade no local. Principalmente para banheiros pequenos isso é essencial para garantir maior bem-estar e praticidade.


3. Não se esqueça da iluminação


Algo muito comum de acontecer em reformas é contratar o projeto de iluminação para sala de estar e jantar, mas esquecer da iluminação do banheiro. Ela é fundamental para um espaço aconchegante e um banheiro sem um projeto de iluminação adequado pode prejudicar a funcionalidade e estética do local. Os erros mais comuns são o posicionamento das luminárias e especificações da lâmpada. Portanto, lembre-se de ter uma luz central e outros pontos espalhados pelo ambiente, optando por tons mais amarelados para as lâmpadas em vez dos frios.


4. Opte por elementos leves


É importante lembrar que o banheiro é um espaço pequeno, ainda que tenha as dimensões maior que o comum. Sendo assim, apostar em muitos itens sem um estilo definido pode ser um grande problema. Portanto, para decorar seu banheiro da maneira certa, o ideal é investir em estruturas leves, como as cubas de vidro, por exemplo. Além de charmosas, elas não deixam o ambiente pesado e com sensação de bagunça.


5. Escolha as cores certas


Principalmente quando falamos de banheiros pequenos, é importante ficar atento com as cores utilizadas no ambiente. Isso porque, utilizar tons muito fortes e coloridos pode causar sensação claustrofóbica e de bagunça, especialmente devido à quantidade de coisas que se costuma guardar por ali. Sendo assim, opte por cores claras para a base do ambiente, visto que conferem um ar mais leve e agradável ao espaço, além de promoverem maior tranquilidade e sensação de limpeza. Deixe para incluir cores nos detalhes, como objetos decorativos, nichos, etc.


6. Adquira materiais resistentes


Vale lembrar ainda que de nada adianta escolher os materiais mais bonitos da loja se eles não forem resistentes à umidade. O banheiro é um espaço pequeno e em muitos casos não tem uma saída de ar grande. Dessa forma, o vapor da água gerado durante o banho pode reduzir a durabilidade dos móveis e outros materiais, como piso e revestimento, fazendo com que precise realizar a troca em pouco tempo. Portanto, evite o uso de revestimentos e materiais porosos no banheiro e garanta total tranquilidade.


7. Siga um estilo de decoração


Por fim, mas não menos importante, crie um planejamento antes de iniciar sua reforma, escolhendo o que deseja incluir no espaço assim como o estilo que pretende seguir. Isso porque, muitas pessoas se esquecem de definir previamente a decoração e acabam deixando o banheiro com sensação de bagunça, além de extrapolar o orçamento. Sendo assim, escolha sempre elementos que conversem entre si e que sigam o mesmo estilo de decoração.


Então, agora que você terminou o post, já sabe o que deve fazer para não errar na decoração de seu banheiro. Lembre-se ainda de contratar um profissional especializado no assunto, como o arquiteto ou designer de interiores caso seja leigo ou não tenha tempo para planejar a reforma. Afinal, ainda que seja um local pequeno, deve ser pensado com cuidado para garantir o bem-estar de todos os usuários.


E então, gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.


Torquato Tec. Sua empresa de Instalação e Manutenção de Hidromassagem.


7 dicas para não errar na decoração do banheiro


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo