Buscar
  • torquatotec

Como escolher o azulejo para banheiro?

Quem pensa que o banheiro não faz parte dos ambientes que compõe a decoração da casa está muito enganado. Quase sempre restrito pela metragem, esse espaço vem ganhando cada vez mais destaque entre designers e arquitetos que criam banheiros extremamente interessantes. Seja com a instalação de banheira de hidromassagem ou outros itens, a decoração do banheiro é transformada, tornando-se um verdadeiro destaque.


Obviamente, é necessário realizar alguns ajustes de tempos em tempos, como a manutenção de banheira de hidromassagem, limpeza e troca de azulejos. Por isso, no post de hoje, vamos dar algumas dicas para você escolher o azulejo ideal para seu banheiro.


Tipos de azulejos de banheiro


Existem diversos tipos de azulejos disponíveis no mercado e a principal vantagem de escolher essa opção é que é que é possível criar uma decoração muito mais personalizada para o espaço. Confira abaixo alguns dos principais modelos:


Coloridos


Os modelos de azulejos para banheiros coloridos são aqueles com cores mais vivas e chamativas, como o rosa, verde, amarelo, vermelho, entre outros. Essas cores são ideais para quem não tem medo de ousar na decoração e deseja criar um efeito mais moderno. Afinal, cores fortes e vibrantes garantem muita personalidade à decoração. No entanto, é preciso tomar cuidado para não exagerar no uso e acabar deixando o ambiente muito pesado e cheio de informação.


Neutros


Os azulejos com cores neutras são perfeitos para quem gosta de uma decoração mais clean ou sem muito apelo visual. Os mais indicados são aqueles de cores como branco, preto, bege e cinza.


A principal vantagem de escolher os azulejos neutros é que eles permitem que você ouse nos detalhes da decoração, como cores das prateleiras, objetos decorativos, porcelanas, entre outros. No entanto, saiba que é totalmente possível combinar cores neutras dos revestimentos com outros mais coloridos. Basta criar um bom projeto com o arquiteto ou designer de interiores.


Estampados


Os azulejos estampados também garantem muita personalidade à decoração do banheiro. Esse modelo em específico pode ser encontrado nas mais variadas cores, sendo que as estampas podem ir desde modelos bem contemporâneos até aqueles mais rústicos ou retrô. Mas, além disso tudo, normalmente, o azulejo estampado é usado junto com outro azulejo de acabamento liso justamente para não sobrecarregar a decoração. Por exemplo, o azulejo para box estampado e o restante do ambiente com um revestimento na cor bege.


Adesivo para azulejo


Essa é uma alternativa extremamente criativa e prática. Adesivo para azulejo é uma forma rápida, fácil e barata de transformar o visual de seu banheiro sem precisar investir em reformas ou gastar muito dinheiro. Inclusive, você irá encontrar vários modelos disponíveis no mercado que são bem resistentes à água.


Acabamentos dos azulejos


Os revestimentos para usar no banheiro podem ser:

  • Polido: acabamento liso e brilhoso;

  • Brilhante: acabamento esmaltado;

  • Acetinado: acabamento suave, com brilho discreto;

  • Fosco: acabamento mais áspero e poroso.


Além de levar em conta o estilo de decoração da casa, considere o nível de iluminação do banheiro. Além disso, lembre-se que quanto mais liso, mais fácil será de limpar (mas também mais escorregadio). Por fim, a cor do rejunte fará toda a diferença: os mais escuros, como cinza e preto, ajudam a destacar os azulejos claros e modernizam o banheiro.


Como escolher azulejo de banheiro?


Bom, agora que você conhece mais sobre os azulejos, é preciso saber como escolher. Além de levar em consideração o tamanho de seu espaço, você também precisa avaliar o estilo de decoração e quais cores pretende usar para compor o espaço.

Geralmente, azulejos de cores claras são mais comuns em decorações de banheiros, visto que ajudam a criar sensação de amplitude em espaços pequenos, além de criarem um ambiente mais leve e limpo.


No entanto, se o seu banheiro for grande, é bem fácil investir em ideias de azulejos em cores mais escuras, sem precisar se preocupar com a amplitude do espaço. Vale lembrar, contudo, que mesmo em banheiros pequenos, os azulejos escuros podem ser usados, desde que a decoração tenha um bom projeto de iluminação. Além disso, também é possível criar uma decoração em que o azulejo para box tenha cores mais escuras, enquanto o restante do espaço conta com opções mais claras.


Lembre-se também que o azulejo para banheiro deve seguir o mesmo estilo de decoração do restante do local. Ou seja, para banheiros modernos, você deve escolher azulejos com design diferenciado ou com estampa geométrica. Já para os mais rústicos, o azulejo para box ou outra área pode ter um acabamento que imite madeira ou pedra.


Portanto, agora que você sabe como escolher azulejo para banheiro e quais são alguns dos principais modelos disponíveis, é hora de criar seu projeto e sair às compras. É essencial criar um bom planejamento para sua reforma, contando com profissionais capacitados a fim de evitar dores de cabeça desnecessárias e assim poder aproveitar ao máximo seu novo banheiro.



Como escolher o azulejo para banheiro?


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo