Buscar
  • torquatotec

Como usar nichos para banheiro?

Atualizado: 2 de mar. de 2021

Os nichos para banheiro são peças práticas e versáteis, que se adaptam em diferentes estilos e tamanhos, além de serem extremamente úteis para guardar itens do dia a dia e artigos decorativos. Inclusive, ao realizar a instalação de banheira de hidromassagem é possível incluir nichos próximos para armazenar sais de banho, óleos essenciais, folhas secas e tudo para tornar seu momento relaxante ainda melhor.


No mercado, você irá encontrar diferentes modelos de nicho para banheiro, sendo feitos de vidro, madeira, pedra e até mesmo opções que podem ser embutidas e iluminadas com LED. Mas, sabemos que tão importante quanto realizar a manutenção de banheira de hidromassagem, escolher os itens certos para sua decoração é fundamental. Afinal, é preciso ter harmonia no ambiente, criando um espaço funcional e esteticamente agradável.

Então, para te ajudar, no post de hoje vamos falar tudo sobre os nichos de banheiro.


Quais são os tipos de nichos para banheiro?


Como falamos, existem diversos tipos disponíveis no mercado, que podem ser usados em banheiros grandes ou pequenos, além de possuírem diferentes materiais, como mármore, porcelanato, pastilhas de vidro, inox, madrepérola, etc. O ideal é optar sempre por revestimentos apropriados para suportarem o contato direto com a água e umidade. Isso porque, ainda que você o instale fora do box, o banheiro é considerado um ambiente molhado e precisa receber os materiais certos para evitar danos e perdas.


Além disso, seu acabamento pode ser feito de inúmeras maneiras, mas isso acaba dependendo diretamente do tipo de material que será utilizado. Por exemplo, nos nichos em mármores, as marmorarias comercializam a peça inteira e totalmente pronta, sendo que você também pode revestir as laterais em pedra e na parte interna apostar em outro tipo de material.


Já em nichos com pastilhas, o revestimento precisa ser instalado por profissionais especializados para que o acabamento dique perfeito. Aqui, uma boa dica é apostar em cantoneiras de alumínio que combinam mais com seu tipo de nicho.


Dicas de como usar o nicho para banheiro


Bom, se você possui um armário pequeno e tem pouco espaço para manter tudo bem organizado, investir nos nichos é uma das melhores alternativas. Afinal, além de te ajudar a organizar melhor o local, eles ainda podem contribuir para a decoração, deixando o espaço mais harmônico e charmoso.


Um dos nichos mais escolhidos para o banheiro são os de madeira, mas aqui é necessário lembrar que por ser um ambiente úmido, você precisa escolher os materiais certos e resistentes, como o laminado. Aqui, você pode utilizar a estrutura para armazenar objetos decorativos e plantas indicadas para esse tipo de local. Além disso, lembre-se que esse modelo não é indicado para o interior do box do banheiro, sendo mais recomendado instalar em outros espaços para garantir maior durabilidade da peça.


Agora, os nichos de vidro, além de serem extremamente fáceis de limpar, você ainda não corre o risco de ele ficar danificado pela umidade, promovendo ainda um toque de leveza para a decoração do ambiente. Contudo, vale lembrar ainda que, se você não deseja que o nicho seja feito completamente de vidro, é possível incluir um nicho embutido e utilizar prateleiras de vidro para as divisões.


Já o tipo feito em porcelanato pode ser ideal para criar uma atmosfera mais sofisticada. O nicho embutido dentro do box é ideal para servir de apoio para shampoo, condicionador, sabonete e outros produtos de higiene, sendo um detalhe destacado com muito bom gosto.

Vale lembrar ainda que alguns modelos podem receber outros revestimentos como espelho, pastilhas de vidro, adesivas e até mesmo uma textura diferente, fazendo com que a decoração fique ainda mais charmosa e harmônica.


Por fim, mas não menos importante, os nichos ainda podem ter cores bem fortes e vibrantes, promovendo alegria para a decoração e destaque aos detalhes que fazem a diferença.


Onde instalar o nicho para banheiro?


Antes de adquirir seu nicho, é preciso analisar o espaço disponível para que eles não atrapalhem a circulação e se encaixem perfeitamente no ambiente. Caso você tenha pouco espaço, você pode apostar nos nichos embutidos a fim de otimizar a área do banheiro ou ainda instalar nichos externos na parede logo acima do gabinete. Confira algumas dicas importantes:

  • Escolha a parede adequada para não atrapalhar a rotina;

  • Verifique se a parede que será quebrada não possui canos de água ou gás;

  • Avalie o tamanho do nicho para banheiro de acordo com suas necessidades de uso e espaço disponível;

  • Escolha o revestimento mais adequado para o ambiente.


Então, agora que você sabe quais são os tipos e como utilizar os nichos para banheiro, é hora de escolher os modelos que mais gosta e que criem harmonia em seu espaço. Por fim, mas não menos importante, conte sempre com a ajuda de um profissional para realizar a escolha e instalação corretas e assim evitar dores de cabeça futuras.



Como usar nichos para banheiro


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo