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Como usar sua sauna corretamente?

Realizar a instalação de sauna em casa é uma ótima alternativa para quem deseja melhorar sua qualidade de vida e bem-estar. Além de promover diversos benefícios para o corpo e mente, ela também é considerada um bom investimento. Isso porque, a sauna valoriza o imóvel em uma futura venda e também ajuda a economizar com a mensalidade de clubes que oferecem esse serviço. Obviamente, é necessário realizar a manutenção de sauna periodicamente, mas ainda assim, se feita corretamente, o valor é mínimo quando comparado com outros gastos.

No entanto, sabemos que mesmo pessoas que usam a sauna há muitos anos, em muitos casos podem não tirar seu total proveito, ou ainda a utilizam de maneira inadequada. Então, no post de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber para usar a sauna corretamente.


Sobre a sauna


Começando do começo, a sauna nada mais é do que um banho de vapor extremamente relaxante e terapêutico, que pode até mesmo ser usado no tratamento de algumas doenças circulatórias, de pele, etc.

A sauna surgiu há aproximadamente 9 mil anos com os povos nômades finlandeses. Por muito tempo, ela era considerada um local sagrado e destinado para as pessoas purificarem seu corpo e espírito. Além disso, ela era usada por curandeiros para realizar partos e até mesmo sacramentar o casamento.

No entanto, foram os turcos que evoluíram essa técnica, incluindo caldeirões com água fervendo em salões de mármore com teto côncavo, pois acreditavam que os vapores promoviam poderes curativos.


Benefícios promovidos pelo uso periódico da sauna


Se for utilizada com a frequência adequada, a sauna pode promover diversos benefícios, como:

  • Eliminação de toxinas por meio do suor;

  • Purificação da pele;

  • Aumento da temperatura interna, promovendo efeitos positivos da febre curativa;

  • Estimulação da pressão sanguínea;

  • Eliminação do ácido lácteo e do ácido úrico;

  • Ação curativa sobre doenças reumáticas, artroses, etc;

  • Redução de estresse;

  • Combate insônia;

  • Purificação de vias respiratórias;

  • Prevenção de doenças e fortalecimento do corpo em geral.


Contraindicações da sauna


Confira abaixo situações em que não são recomendadas realizar o banho de sauna:

  • Não realizar a sessão de sauna durante a digestão, período de gestação ou menstruação;

  • Pessoas com deficiências cardíacas graves e problemas no sistema circulatório;

  • Não aconselhável para quem sofre de hipotensão;

  • Pessoas que sofram de arteriosclerose;

  • Pessoas que tenham doenças contagiosas (esse caso para saunas compartilhadas).


Sugestões de uso da sauna


O recomendado é realizar duas sessões por semana, visto que os efeitos permanecem por aproximadamente três dias. Sendo assim, não é indicado ultrapassar três sessões semanais.

Por eliminar muitos sais do organismo por conta do suor intenso, o indicado é ingerir comidas mais salgadas após a sessão. Além disso, é possível perder 0,5 a 2,5 kg de peso devido à eliminação de líquidos do corpo durante o banho. Portanto, ingira sucos e bebidas não alcoólicas depois do banho.


Tome uma ducha e utilize a bucha natural para remover resíduos e sujeiras presentes em seu corpo para que ele absorva melhor o vapor. Outra sugestão é utilizar a essência de eucalipto, que é a mais comum, visto que conta com propriedades expectorantes.

Por mais que falem sobre limite de tempo de permanência mínima ou máxima, o recomendado é que você perceba o limite do seu corpo. Portanto, se o calor começar a incomodar, tome uma ducha ou mergulhe na piscina.


Ao sair da sauna tome cuidado. Tomar uma ducha fria ou mergulhar na piscina é importante para evitar o choque térmico. Por fim, consulte um médico para confirmar se não possui algum problema de pressão ou cardíaco.


Como usar a sauna corretamente?


Confira agora algumas dicas para usar a sauna corretamente:

  • Tome uma ducha antes de iniciar a sauna para abrir os poros e remover resquícios de cremes e maquiagem;

  • Em seguida, seque a pele para deixar os poros livres e poder suar mais;

  • Dentro da sauna, quanto mais alta for sua posição, maior será a temperatura. Então, se você deitar, a temperatura será uniforme em todo o corpo;

  • Coloque uma toalha entre o corpo e a madeira (no caso de sauna seca) para evitar a sensação de queimação e escurecimento da peça;

  • Caso sinta qualquer indisposição ou sensação de agonia, saia da sauna imediatamente;

  • A temperatura para sauna a vapor recomendada é de 40 a 50 °C e na sauna seca 60 °C.

  • Respire pela boca para não ressecar as fossas nasais;

  • Saia da sauna, tome uma ducha fria, seque o corpo e faça uma sessão de relaxamento de 15 a 20 minutos, aguardando um tempo para evitar resfriados, visto que o corpo continua transpirando.


Então, agora que você sabe como usar sua sauna corretamente, já pode começar a se preparar. Lembre-se de confirmar com seu médico de que não tem nenhum problema cardíaco para assim poder aproveitar ao máximo seu uso. Por fim, após o banho, opte por comidas leves e ingira bastante líquido para garantir os benefícios.


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Torquato Tec. Sua empresa de Instalação e Manutenção de Hidromassagem.



Como usar sua sauna corretamente?



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