Buscar
  • torquatotec

Dicas de jardim para sua área externa

Atualizado: Mar 2

Os espaços ao ar livre, principalmente depois da pandemia do Covid-19, tornaram-se extremamente valorizados pelas pessoas. Afinal, ter um respiro dentro de casa foi um dos fatores que ajudou os indivíduos a suportarem o período restrito de isolamento. No entanto, como consequência, o interesse em melhorar seu próprio imóvel aumentou e diversos projetos foram criados ao longo desse período, como por exemplo a instalação de sauna, criação de jardins verticais, espaço gourmet, entre outros. Então, se você tem interesse em reformular seu jardim e área externa, continue acompanhando o post de hoje para ter ideias incríveis.


1. Plantio e manutenção


Assim como a manutenção de sauna e outros elementos de sua casa, é necessário ficar atento com seu jardim. Portanto, depois de escolher o local adequado para o plantio e saber o quanto pode se dedicar às plantas, é preciso preparar o solo. Procure conhecer as espécies que irão compor seu jardim, se necessitam de solo adubado ou mais arenoso, por exemplo. Com essa etapa feita, coloque as mudas.


Lembre-se de ficar atento em relação à irrigação correta, pois ainda que as plantas sofram com a falta de água, isso também ocorre devido ao excesso. Além disso, faça podas periódicas para manter sua planta saudável. Por fim, adube seu jardim regularmente, sendo recomendado anotar em um calendário a data da última e da próxima adubação para facilitar a tarefa.


2. Fonte de água com pedras


A água aumenta os níveis de umidades do ambiente, ao mesmo tempo que promove conforto para o espaço. Além disso, o barulho de uma fonte é muito tranquilizante, sendo uma opção prática e ideal para dar mais vida ao seu jardim.


3. Floreira decorativa


Não há necessidade de gastar muito dinheiro com a decoração de jardim, sendo possível reaproveitar materiais e ajudar o meio ambiente. Uma floreira decorativa com pneu é uma maneira econômica, sustentável e criativa de decorar sua área externa. Além disso, é uma forma de passar o tempo do distanciamento social com qualidade.


4. Horta vertical com pallets


Os pallets são ótimas peças para reaproveitamento para a decoração de jardim. Aqui, você pode criar uma estrutura vertical para cultivar flores, temperos e ervas. Além de ser ideal para espaços menores, como apartamentos, você ainda pode desenvolver uma estrutura mais robusta para alguma parede de sua área externa complementando ainda mais seu jardim.


5. Balanço de jardim


Com tábuas de pinus, uma furadeira, cordas de nylon e sisal é possível fazer um balanço de madeira para decorar seu jardim. Essa é uma ideia super criativa tanto para as crianças se divertirem, quanto para os adultos relaxarem. Inclusive, se tiver uma árvore grande no quintal, é possível utilizá-la para pendurar seu balanço.


6. Escolha das plantas


Levando em consideração as informações do primeiro tópico, você precisa escolher as plantas que deseja cultivar em seu jardim, optando por espécies que combinem com sua casa e personalidade. Desde o estilo tropical com samambaias e bananeiras de jardim ou mais voltado para o rústico com flores silvestres.


Já para um estilo mais romântico, aposte nas rosas, enquanto as lavandas promovem uma sensação provençal ao jardim. Folhagens mais sóbrias e neutras dão um toque verde mais elegante. Agora, para os amantes do estilo japonês, o ideal é apostar em bambus e azaleias. Por fim, ainda existe a opção de fazer um jardim apenas com ervas aromáticas e medicinais, ou até mesmo, se tiver espaço, cultivar hortaliças e árvores frutíferas.


7. Móveis de jardim


Os móveis mais indicados para jardim são os de madeira ou ferro devido à resistência e tipo de acabamento que combina com áreas verdes. Cadeiras e mesas de vime ou sisal, inclusive, também são muito utilizadas em áreas externas, sendo materiais muito resistentes e à prova d’água.


Vale lembrar ainda que mesmo se o espaço for pequeno, é possível utilizar móveis, desde que fique atento à proporção de cada um para não atrapalhar a circulação. Outra opção é apostar em bancos e cadeiras, pois são ótimos para relaxar e contemplar o jardim, enquanto as mesas são convidativas para um chá ou lanche da tarde.

8. Iluminação


A iluminação artificial é uma ótima maneira de deixar seu jardim mais charmoso e aconchegante durante a noite. O ideal é apostar em lâmpadas de LED, visto que são mais resistentes e econômicas. Além disso, você pode variar as cores da iluminação dependendo do efeito que deseja promover. Por exemplo, luzes amareladas são mais acolhedoras, enquanto as coloridas alegram o espaço. Elas podem vir no chão, embutidas e direcionadas para as plantas, além de opções como pontaletes ou mini postes para sinalizar o caminho.


Então, com as dicas do post de hoje você será capaz de ter um jardim ainda mais bonito em sua área externa. Não se esqueça de criar um bom planejamento para que não extrapole o orçamento e consiga realizar todas as alterações dentro do prazo estipulado, aproveitando ao máximo seu novo espaço.




Dicas de jardim para sua área externa

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo