Buscar
  • torquatotec

Dicas para acertar na iluminação do banheiro

Ainda que o conceito tenha mudado, o banheiro é um cômodo facilmente subestimado, além de não ser prioridade na decoração de muitos imóveis. No entanto, ele é um espaço pessoal e ideal para momentos de autocuidado e justamente por isso, merece mais atenção na decoração. Uma das etapas é a escolha da iluminação que, acredite ou não, impacta diretamente em seu bem-estar. Ela pode deixar o ambiente mais ou menos aconchegante, principalmente se decidir realizar a instalação de banheira de hidromassagem para relaxar após um dia cansativo. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos dar algumas dicas essenciais para acertar na iluminação do banheiro.


1. Avalie o banheiro em diferentes horários


Antes de iniciar o projeto de luz ou a reforma do banheiro, é importante avaliar como é a necessidade de iluminação em diferentes horários do dia. Dessa maneira, você será capaz de definir com maior facilidade quais os pontos de iluminação, além de equilibrar com a entrada de luz natural. Assim como a manutenção de banheira de hidromassagem é essencial, saber escolher a iluminação adequada te ajuda a evitar problemas e dores de cabeça no futuro.


Aqui, é importante contar com a ajuda de um profissional, como arquiteto, designer de interiores ou eletricistas, para fazer a escolha certa para seu projeto.


2. Aproveite a luz natural


É fato que nem todos os imóveis possuem luz natural nos banheiros, mas se você tiver essa possibilidade, não deixe de aproveitá-la. A iluminação natural é um grande diferencial em qualquer tipo de ambiente, ajudando tanto na economia de energia, quanto no equilíbrio com a iluminação artificial, promovendo um efeito visual bem interessante. Inclusive, a própria janela pode ser um item decorativo no espaço.


3. Defina ponto de luz central e específicos


A iluminação geral é a escolha mais importante. Depois de avaliar a iluminação natural, fica mais fácil escolher o ponto de luz central, que irá depender também do tamanho do espaço. Então, para uma iluminação uniforme e contínua, o ideal é apostar em luminárias com difusores de vidro fosco ou acrílico. Com isso definido, você já pode avaliar pontos específicos, como no espelho, bancada ou banheira de hidromassagem.


4. Escolha a cor certa para as lâmpadas


A luz branca é essencial para garantir um ambiente clean e que possa ser utilizado a qualquer hora do dia ou da noite. Ela deve ser usada preferencialmente no ponto de luz central, que é, na maior parte das vezes, no teto. A lâmpada amarela, por outro lado, é ideal para criar um ambiente aconchegante e acolhedor no banheiro. Por isso, ela deve ser usada em pontos específicos e direcionados, como na área junto à banheira ou box comum, por exemplo.


5. Aposte em espelho com iluminação


O espelho é o item que mais pode ser valorizado com a iluminação certa. Incluir uma luz por trás, em cima ou nas laterais, pode deixar o ambiente mais funcional e atraente. Inclusive, da mesma maneira que o espelho pode deixar a iluminação mais intensa, também é possível ligar apenas essa parte para deixar o ambiente relaxante.


6. Invista em spots e luminárias


Uma das dicas mais importantes para ter uma boa iluminação no banheiro é iluminar todos os cantos do espaço, sendo que a melhor opção é por meio de luminárias e spots de luz. Existem diversos modelos disponíveis de luminárias e que podem contribuir positivamente para a decoração do banheiro. Os modelos pendentes, por exemplo, são uma tendência em diversos cômodos, mas que cabem muito bem nos banheiros. Já as arandelas, que também se adaptam a diferentes espaços, também podem ser usadas no banheiro, principalmente se posicionadas próximas ao espelho.


Por outro lado, os spots de luz precisam ser instalados em locais estratégicos para complementar a iluminação ou para serem usados nos momentos relaxantes, tornando o ambiente mais aconchegante e escurinho. Os spots de embutir funcionam perfeitamente em qualquer tipo de decoração. Agora, se prefere mais elegância, os lustres são peça-chave, assim como iluminar diferentes pontos como bancadas, armários e banheira.


7. Tons claros


Por fim, mas não menos importante, se quiser reforçar ainda mais a iluminação de seu banheiro, principalmente se ele for pequeno, o ideal é apostar em tons claros em tudo, paredes, teto e chão. Isso porque, eles refletem melhor a luz e contribuem para a luminosidade do ambiente. Portanto, se o seu banheiro possui uma janela bem pequena ou não recebe muita iluminação durante o dia, invista em cores claras.


Portanto, com as dicas do post de hoje temos certeza que seu banheiro será totalmente transformado. Lembre-se de ter um bom planejamento, além de contar com bons profissionais para te ajudar na escolha certa.


E então, gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

Torquato Tec. Sua empresa de Instalação e Manutenção de Hidromassagem.



Dicas para acertar na iluminação do banheiro


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo