Buscar
  • torquatotec

É possível ter uma sauna em casa?

A popularidade das saunas vem aumentando cada vez mais. Em viagens, sempre que possível, queremos aproveitar para relaxar na sauna do hotel, certo? No entanto, o que muitos não sabem é que elas não são exclusividades de instalações públicas, como clubes, academias e resorts. Hoje em dia é totalmente possível realizar a instalação de sauna em casa, desde que se tenha os cuidados adequados e contrate uma empresa especializada. Apesar de parecer um luxo para poucos, as saunas são acessíveis e podem ser incluídas na reforma de sua área externa. Além disso, os benefícios promovidos no dia a dia são inúmeros e com certeza valem o investimento.


Mas, assim como a manutenção de sauna é importante, também devemos ficar atentos para a instalação adequada, os tipos de sauna, vantagens, etc. Por isso, no post de hoje vamos explicar melhor se é possível ter sauna em casa e tudo o que você precisa saber sobre ela.

Quais são os tipos de sauna?


Em geral, existem dois tipos de sauna: a seca e a úmida, sendo que a segunda também é conhecida como sauna a vapor.

A primeira é aquela que o equipamento esquenta o ambiente sem utilizar vapor e sua instalação é feita com a ajuda da eletricidade, chamada também de sauna finlandesa. A sauna úmida, a vapor ou turca, exige a instalação de um equipamento que domina o ambiente com vapor, podendo ser instalado também no box do banheiro.

Enquanto a sauna seca chega a 80 ˚C, a sauna úmida pode chegar a 60 ˚C e o objetivo de ambas é promover benefícios ao organismo das pessoas que estiverem utilizando-a no momento, apenas em trajes de banho ou toalhas.


É permitido ficar apenas alguns minutos na sauna para que a temperatura do corpo não ultrapasse o limite suportável sem passar mal. Mas, ainda que seja um tempo curto, as vantagens promovidas são duradouras. Então, depois de utilizar o ambiente, é importante tomar uma ducha ou banho de piscina para que a temperatura do corpo volte ao normal.

A escolha por qualquer um dos tipos irá depender do gosto pessoal dos usuários e das possibilidades permitidas em sua casa. Mas, independente do modelo, é importante ter uma fonte de água fria e também que as pessoas possam entrar e sair de dentro dela com facilidade.


Como instalar uma sauna em casa e o que é importante considerar no projeto?


O primeiro passo é escolher o tipo de sauna que deseja ter em casa e posteriormente construir o espaço para ela. Nesse caso, é importante que o ambiente seja termicamente isolado e revestido com material adequado. Ou seja, não queira fazer um projeto todo em madeira sem tratamento naval, pois em pouco tempo ele estará todo mofado.


Além disso, como falamos, é preciso instalar uma ducha refrescante do lado de fora da sauna para que as pessoas possam se refrescar ao saírem de lá e evitar o choque térmico.

Para ter uma sauna em casa não é preciso muito, sendo que o mais importante é que o espaço seja projetado corretamente e os equipamentos instalados da forma mais adequada. Ter uma empresa especializada no assunto é fundamental para garantir que tudo esteja dentro dos parâmetros de segurança, para assim poder aproveitar ao máximo e ainda receber visitas durante todo o ano.


Quais os benefícios de ter uma sauna em casa?


Se você já sabe que pode ter uma sauna em casa, mas não está totalmente convencido, confira abaixo alguns dos principais benefícios promovidos por ela:

  • Alívio de estresse: A sauna possui propriedades terapêuticas que ajudam nosso corpo a relaxar, aliviando o estresse e a tensão acumulada. Isso contribui para a melhora da qualidade do sono, assim como o bem-estar no dia a dia.

  • Redução de dores musculares: A abertura dos poros e transpiração promovidos pela sauna permite a liberação do ácido lático, fazendo com que os músculos relaxem, aliviando assim tensões musculares e nas articulações.

  • Valorização do imóvel: Outro ponto importante é que mesmo exigindo um investimento, caso queira realizar uma venda futura de seu imóvel, ele será valorizado pela instalação de sauna em casa. Ou seja, é possível recuperar o valor e ainda lucrar com esse investimento.

  • Estimula a circulação: O aumento da temperatura corporal estimula o fluxo sanguíneo, fortalecendo as glândulas, vasos e nervos.

  • Desintoxica o corpo: Com a transpiração, diversos ácidos e toxinas são liberados do organismo, ajudando a desinchar e hidratar o corpo como um todo.

Então, agora que você sabe que é possível ter uma sauna em casa, como deve ser feita a instalação e os benefícios promovidos à saúde, já pode começar seu planejamento. Lembre-se de contratar uma empresa especializada para evitar dores de cabeça e garantir sua segurança todos os dias do ano.


E então, gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

Torquato Tec. Sua empresa de Instalação e Manutenção de Hidromassagem.



É possível ter uma sauna em casa?


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo