Buscar
  • torquatotec

Ofurô: vale a pena ter um em casa?

Com o estresse causado pela rotina agitada, é necessário encontrar maneiras para relaxar o corpo e mente. Além disso, devido à pandemia do COVID-19 que obrigou as pessoas a passarem mais tempo em casa, o imóvel se tornou mais valorizado e os indivíduos começaram a buscar alternativas para deixar a casa ou apartamento ainda mais aconchegante. Uma opção muito procurada por aqueles que estão de mudança é um imóvel com ofurô, sendo essa uma exigência recorrente para as imobiliárias.


Mas além disso, muitos já contam com o espaço livre e desejam incluir novas formas de lazer para relaxar e se divertir. Por isso, no post de hoje vamos falar se realmente vale a pena ter um ofurô em casa e quais são os benefícios promovidos.


O ofurô


O ofurô é um estilo de banheira tradicional japonesa, que é mais profunda que a banheira comum, o que permite que a água cubra até os ombros de quem está dentro dele. Devido às águas termais provenientes dos vulcões do Japão, existem muitos ofurôs naturais no país. Mas, aqui no Brasil, o banho chegou junto com os imigrantes, que tinham em suas casas tinas de madeira destinadas para os banhos de ofurô.


O banho de ofurô é realizado sentado e em posição fetal para lembrar o útero da mãe. Isso porque, a ideia é trazer o relaxamento que tinha nesse momento de volta para os dias atuais. Os japoneses utilizam essa técnica há muitos séculos para aliviar dores físicas e para auxiliar a mente. A técnica de imersão em água quente é conhecida por aliviar dores musculares, tensões, estresse e estimular a circulação sanguínea. Então, mais do que uma limpeza corporal, o ofurô é visto como uma verdadeira terapia para mente, corpo e espírito.


Ofurô e banheira são a mesma coisa?


Não. Existem diversas diferenças entre a banheira tradicional e o ofurô japonês. A primeira, como já falamos é a profundidade, visto que o segundo proporciona a imersão das pessoas na água. Ao contrário das banheiras convencionais ou de hidromassagem, que geralmente são rasas e servem para banhos, o ofurô permite que as pessoas fiquem cobertas de água até o pescoço.


Além disso, o ofurô não é tem como finalidade a higienização básica. Inclusive, é recomendado tomar banho para depois utilizá-lo e ficar ali de molho, visto que sua função é mais terapêutica do que de limpeza.


Outro ponto importante é que essas duas opções ainda se diferenciam em fatores específicos, como tamanho e custo. O ofurô tradicional é feito para no máximo duas pessoas, enquanto uma banheira de hidromassagem pode comportar até dez. Por ser menor, o primeiro pode ser instalado em locais estratégicos para melhor aproveitamento do espaço. Além disso, a instalação da banheira exige altos custos de transportes, enquanto o ofurô é mais fácil de ser instalado e consequentemente mais em conta.


Por fim, a água do ofurô não fica em movimento como a da banheira ou hidro, possibilitando assim o uso de óleos e ervas com propriedades de relaxamento, sendo essa sua principal característica e diferencial.


Quais são os benefícios do ofurô?


Além dos benefícios que já citamos, o ofurô ainda alivia o estresse do dia a dia e TPM, dores de cólicas, reduz o inchaço, combate a flacidez e celulite, promove um detox no corpo, tonifica a pele e melhora a qualidade do sono.


O propósito desse tipo de banho é aquecer o corpo e consequentemente relaxar os músculos e órgãos internos, lembrando que sachês de ervas e óleos essenciais aumentam o relaxamento.


Por ser feito em uma tina de madeira com a temperatura da água de aproximadamente 40 graus, o banho de ofurô à noite garante uma noite de sono mais tranquila. Afinal, como já falamos a água quente relaxa o corpo e ativa a circulação.


Ofurô em casa


O ofurô pode ser instalado tanto dentro quanto fora de casa, mas independente do tipo, é importante ficar atento a algumas questões para decidir o local de instalação.


O primeiro ponto é medir o ambiente que deseja instalar o ofurô, mesmo que seja interno no banheiro ou quarto, ou externo que será instalado próximo à piscina, na varanda ou terraço. Além disso, considere ainda um espaço para a circulação, verificando se existem pontos elétricos e hidráulicos, ralo para escoamento, encanamentos e todo o restante para garantir que ele poderá ser instalado no local desejado.


Portanto, se você chegou até aqui, provavelmente percebeu que sim, vale a pena te rum ofurô em casa. Os benefícios abrangem não apenas o corpo, mas também a mente, garantindo relaxamento e bem-estar no dia a dia. Principalmente em dias estressantes, é importante cuidar de si mesmo e assim ter maior qualidade de vida a longo prazo.


Torquato Tec. Instalação e manutenção de banheiras de hidromassagens.


E então, gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.




24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo