Buscar
  • torquatotec

Planejamento passo a passo para um banheiro inovador

Por mais que seja um dos menores cômodos de uma casa, o banheiro merece a mesma atenção com a decoração que os demais. No entanto, esse ambiente exige ainda mais cuidados que precisam ser considerados na hora de planejar sua construção ou reforma. Afinal, além de bem higienizado, ele precisa ser extremamente funcional e ainda combinar com as outras partes do imóvel. Portanto, no post de hoje vamos te ajudar a criar um banheiro perfeito com o planejamento passo a passo. Aqui vamos considerar diversos fatores como iluminação, instalação de banheira de hidromassagem, revestimento, louças e muito mais. E então, vamos lá?


1. Espaço disponível


O primeiro e um dos mais importantes aspectos é o espaço disponível para o banheiro. Independente se ele é grande ou pequeno, o que mais importa é saber como utilizar a metragem que você tem. É preciso medir tudo para que os itens essenciais caibam no ambiente e não comprometam sua funcionalidade. Inclusive, um ponto importante é considerar a manutenção de banheira de hidromassagem caso deseje realizar sua instalação no ambiente. Isso porque, é preciso que o acesso seja fácil ao motor e que não cause problemas com a circulação.


Além disso, reserve espaço para box, armários, vaso sanitário, pia e gabinete, lixeira, etc. Lembre-se que um banheiro confortável precisa ter aproximadamente 2 m². No entanto, o ideal é que ele seja um pouco maior, mas sem a necessidade de chegar até os 3 m².


2. Revestimento


Ao escolher o revestimento das paredes e o piso do banheiro, você não deve considerar apenas a beleza do material, mas também ter atenção à durabilidade e funcionalidade, visto que estará em contato com a água constantemente. Para um banheiro inovador, é importante incluir sua personalidade. Portanto, ele deve estar em harmonia com as outras peças do cômodo, visto que será a base, o plano de fundo de todo o banheiro.


As opções mais indicadas são porcelanato natural e o acetinado, visto que são pouco escorregadios. Enquanto o primeiro tem aspecto de pedra e deixa o ambiente aconchegante, o segundo tem um leve brilho e ideal para transmitir tranquilidade.

Outra alternativa é utilizar pastilhas, que podem ser colocadas em todo o banheiro ou apenas em detalhes. As mais populares são as de vidro e porcelana, sendo que as primeiras são mais indicadas para paredes por serem um pouco escorregadias.


3. Rejunte


Outro ponto importante, mas que muitos subestimam é o rejunte para o banheiro, que deve promover impermeabilidade e aumentar ainda mais a sintonia entre as peças escolhidas para o cômodo. Para esse tipo de ambiente, o ideal é apostar no rejunte acrílico.

O rejunte fica mais visível conforme o espaço entre as peças é maior. No caso do porcelanato, por serem peças maiores, o rejunte não fica tão evidente. Por outro lado, para as pastilhas o rejunte fica mais à vista por serem peças menores.


Uma boa dica é brincar com as cores, escolhendo um contraste entre o revestimento e o rejunte. Além disso, também é possível manter tons parecidos entre eles. Nesse caso, o contraste será entre todo o revestimento e as demais peças do banheiro.


4. Iluminação


A iluminação do banheiro deve ser feita em vários focos. Por mais que as lâmpadas neutras ou banco-azuladas sejam as opções mais comuns, elas ainda podem ser combinadas com outros tipos, como a lâmpada amarela, que deixa o ambiente mais aconchegante.


A área do espelho precisa de uma atenção especial, principalmente se for utilizada para se maquiar ou fazer a barba. Na bancada, a lâmpada não pode ser posicionada em cima do espelho, pois pode gerar sombras e acarretar em erros. Portanto, o ideal é uma iluminação em todos os lados, sendo ideal que o espelho seja amplo ou redondo.


5. Estilo


É fato que o vaso sanitário, chuveiro e banheira são as razões pelas quais o banheiro existe e por isso não podem ser apenas detalhes. A grande tendência é a sustentabilidade e principalmente quando falamos da pia e do vaso, a economia deve ser prioridade e existem diversas opções que ajudam nessa questão. Além disso, os chuveiros podem ser acoplados ao teto, tornando o ambiente moderno e clean, assim como optar pelo box até o teto.


6. Móveis


Por fim, os móveis também precisam de sua atenção e devem ser escolhidos de maneira que tornem o ambiente ainda mais bonito e funcional. Você pode inclusive utilizar os itens de higiene pessoal a seu favor, deixando as toalhas em prateleiras abertas, por exemplo. Outra tendência é utilizar armários que se pareçam com os de outro ambiente da casa. Essa escolha torna o espaço mais moderno e estiloso. Agora, para quem prefere se manter no clássico, uma boa dica é apostar em bancadas de porcelanato.


E então, gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

Torquato Tec. Sua empresa de Instalação e Manutenção de Hidromassagem.



Planejamento passo a passo para um banheiro inovador


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo