Buscar
  • torquatotec

Quais os benefícios da sauna

Atualizado: 21 de Dez de 2020

A sauna, na verdade é um ritual que foi criado há milhares de anos pelos povos nômades finlandeses, conhecido também como “banho finlandês”. Contudo, os responsáveis por tornarem a sauna mundialmente conhecida por seus diversos poderes, foram os turcos. Mas, ainda que hoje em dia seja uma prática extremamente comum, muitos não sabem e até mesmo subestimam suas propriedades terapêuticas e relaxantes. Então, se você faz parte desse grupo, não deixe de ler o post de hoje até o fim e saiba tudo sobre os benefícios da sauna.


Sauna seca x sauna úmida


O primeiro passo para que você entenda de vez todas as vantagens da sauna, é saber que hoje em dia existem dois tipos: a sauna seca e a úmida.


A primeira é revestida de madeira e geralmente é aquecida por meio da queima de lenha ou eletricidade. Além disso, ela tem baixa umidade, sendo mais recomendada para utilizar em dias mais frios. As temperaturas em seu interior variam entre 60 °C e 80 °C, mas vale lembrar que alguns aromatizantes diluídos em água e aplicados nas pedras podem aumentar ainda mais a intensidade do calor.


Já a sauna úmida, ou a vapor, depende diretamente dos geradores de vapor, que podem ser elétricos, a gás ou a lenha. As temperaturas do ambiente são inferiores às da sauna seca, e ficam entre 40 °C e 45 °C. Sendo assim, é essencial que para a instalação de sauna sejam escolhidos materiais com mármore ou azulejos, pois contribuem com a retenção do calor.


Além disso, é importante deixar claro que ainda que suas temperaturas sejam mais amenas quando comparadas com a sauna seca, o vapor promove a sensação de que o calor está maior do que o que os termômetros mostram. Com isso, as pessoas acabam ficando menos no local.


Quais são os benefícios da sauna?


Veja agora as vantagens da sauna e entenda de uma vez por todas porque ela é tão desejada para se ter em casa:


1. Melhora o fluxo sanguíneo


Por aumentar o fluxo sanguíneo no organismo, existem estudos que comprovam que permanecer por apenas 15 minutos na sauna ao longo de 2 semanas, pode reduzir a insuficiência cardíaca, além de melhorar as funções das células que compõem as artérias. Inclusive, esse aumento também impacta diretamente a saúde dos cabelos, visto que promove a multiplicação celular dos folículos capilares.


2. Elimina toxinas


O calor emitido em saunas é uma ótima opção para dilatar os polos da pele e assim eliminar as células mortas. Ao combinar esse fator com a transpiração, é possível então eliminar grande quantidade de toxinas do nosso corpo. Além disso, as altas temperaturas ainda ajudam a evitar infecções de pele, causada por produtos químicos como loções, por exemplo.


3. Combate ao estresse


Por transpirar constantemente, além da ajuda das ervas utilizadas nas saunas, o alívio causado no corpo promove impactos positivos no relaxamento mental e físico, combatendo assim as tensões e estresse do dia a dia. Além disso, pessoas que sofrem de pressão alta também podem se beneficiar, visto que ocorre a melhora do condicionamento, fortalecendo assim o sistema cardiovascular.


4. Alívio de dores reumáticas e da coluna


As sessões de sauna podem contribuir positivamente para quem sofre de dores reumáticas e nos ossos, visto que o calor intenso ajuda no processo de reabilitação de atrofias musculares e dores intensas comuns nas colunas de muitas pessoas. Além disso, entrar na piscina após a sauna ajuda no relaxamento dos músculos graças à água gelada.


5. Melhora o sono


A sauna, como falamos, ajuda ainda no relaxamento do corpo, facilitando assim o dia a dia daqueles que sofrem de insônia ou têm dificuldade para dormir. Vale lembrar que os efeitos podem ser comparados à pratica de exercícios físicos, fazendo com que o corpo busque descanso naturalmente.


6. Ajuda na saúde dos músculos


Para quem sofre com dores musculares, a sauna ajuda a reduzir desconfortos e dores. Inclusive, existem pesquisas que orientam ficar na sauna por aproximadamente 15 minutos antes de realizar atividades físicas, a fim de melhorar a flexibilidade dos músculos e consequentemente sua saúde.


7. Contribui para a saúde do sistema respiratório


Por fim, mas não menos importante, frequentar a sauna de duas a três vezes por semana ainda pode ajudar a diminuir a probabilidade de desenvolver doenças respiratórias, como asma, pneumonia, etc, graças ao calor que contribui para a função pulmonar e assim melhora a respiração.


Portanto, como você viu, é possível adquirir diversos benefícios para o copo e mente, melhorando de maneira significativa a qualidade de vida por meio da sauna. Contudo, caso queira ter uma em casa, além de encontrar uma empresa de qualidade, também é preciso realizar manutenção de sauna periodicamente a fim de garantir seu pleno funcionamento e máximo aproveitamento. Com isso, você ainda tem maior economia, visto que não será surpreendido com reparos extras.



Quais os benefícios da sauna


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo