Buscar
  • torquatotec

Quais plantas usar em seu banheiro?

Se você quer mudar a decoração de seu banheiro, mas não sabe como fazer isso de forma simples, saiba que as plantas são uma ótima opção. Contudo, é preciso ter cuidado, visto que não são todas que se adaptam a esse tipo de ambiente, que costuma ser úmido e com pouca entrada de luz.


Além de analisar o espaço disponível, luminosidade, ventilação, umidade e tipos de móveis antes de adquirir suas plantas para banheiro, você também precisa saber quais espécies são mais propícias para se desenvolverem no local. Por isso, no post de hoje, vamos dar dicas sobre as melhores plantas para você decorar o seu banheiro.


Como escolher as plantas para seu banheiro?


O primeiro passo é pensar que as plantas exigem, mesmo que minimamente, espaços arejados e com iluminação natural. Então, se o seu banheiro não possui nenhuma janela, o ideal é optar por plantas artificiais. Aprenda agora mais algumas dicas para escolher e cuidar de suas plantas no banheiro:

  • Escolha uma espécie que se adapte à umidade e variações de temperatura;

  • Opte por mudas já crescidas, pois o ambiente pode dificultar o desenvolvimento das sementes;

  • Prefira plantas com tonalidade verde, visto que flores são mais difíceis de cuidar;

  • Certifique-se de que a planta adquirida não é tóxica;

  • Opte por vasos de cerâmica, pois eles retêm a umidade, mantendo a terra fresca por mais tempo;

  • Procure deixar as janelas abertas o máximo de tempo possível;

  • Os cuidados variam de espécie para espécie. Por isso, busque o máximo de informações possível sobre a escolhida.

Espécies indicadas para utilizar no banheiro

Veja agora as principais espécies que você pode utilizar para decorar seu banheiro:


1. Samambaia

Ainda que existam diversas espécies de samambaia, os cuidados devem ser os mesmos. Cultive-a em luminosidade indireta e meia sombra, regando de uma a duas vezes por semana, mas tomando cuidado para não encharcar o solo.


2. Espada de São Jorge

Extremamente fácil de ser cultivada, ela prefere o sol e meia sombra, vivendo bem em ambientes internos. Ela é um ótimo filtro de ar e não precisa de grandes espaços para crescer. A rega deve acontecer uma vez por semana e duas vezes no verão, sendo que o excesso de água pode apodrecê-la.


3. Aloe Vera

Muito presente em cosméticos, a babosa é conhecida por suas propriedades calmantes. Sendo assim, é ótima para cultivar no banheiro. Ela não exige muita luz e em alguns casos o próprio vapor do chuveiro já é suficiente para mantê-la viva.


4. Bálsamo

Ainda que seja pequena, essa espécie é capaz de suportar condições extremas, não exigindo muita água ou luz para sobreviver.


5. Cacto

Essa é uma espécie extremamente resistente, além de exigir poucos cuidados. Sua rega deve ser realizada apenas uma vez por semana no verão e a cada duas semanas no inverno. Além disso, no momento da rega é preciso molhar apenas a terra e não a planta inteira, deixando-a em locais com ar fresco e iluminação direta, como janelas.


6. Zamioculcas

Essa espécie se adapta muito bem em ambientes pouco iluminados e exige poucos cuidados, além de suportar locais úmidos como o banheiro. Ela é resistente e durável, podendo regar apenas algumas vezes no mês. Vale lembrar ainda que ela pode ser incluída em qualquer tipo de ambiente, pois cresce de acordo com o espaço que possui.


7. Avenca

A avenca é ótima para banheiros, visto que não exige luz direta, ou seja, pode ser cultivada em meia sombra ou luz difusa. Além disso, ela gosta bastante de umidade, sendo recomendado regar com certa frequência para manter a terra úmida, mas sem deixar encharcada.


8. Costela de Adão

Essa é uma planta que precisa de luz, mas não gosta de iluminação direta. Suas regas devem ser realizadas com frequência semanal, mantenho o solo sempre úmido, mas sem encharcar. Elas são ótimas para deixar o banheiro mais sofisticado e moderno, principalmente se forem plantadas em vasos da cor preta.


9. Jiboia

Essa é uma planta tropical e é muito adaptável, sendo ideal para ambientes internos, principalmente se for colocada na janela do banheiro. A rega deve ser feita duas vezes por semana e aumentando a frequência no verão. Sua manutenção é simples, além de ser bastante resistente.


Então, incluir plantas no banheiro é uma forma de mudar a decoração do ambiente, deixando o espaço com clima de tranquilidade e frescor. Inclusive, ainda é possível comprar o vaso em cerâmica a fim de combinar com as louças do ambiente.


Além disso, caso realize a instalação de banheira de hidromassagem, você pode deixar o local ainda mais charmoso com um vasinho sobre ela, ao lado em um suporte ou até mesmo na janela. Vale lembrar ainda que, ao mesmo tempo que você precisa verificar como está a saúde das plantas, é preciso também realizar a manutenção de banheira de hidromassagem periodicamente, a fim de garantir seu pleno funcionamento e relaxamento completo em seu dia a dia.



Quais plantas usar em seu banheiro?


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo