Buscar
  • torquatotec

Quanto de espaço preciso para ter uma sauna em casa?

Ao decidir realizar a instalação de sauna em casa, é necessário levar em consideração diversos fatores. Uma das dúvidas mais comuns é a respeito do espaço que deve ser disponibilizado para que essa área seja completa. Mas, ao contrário do que se pensa, a sauna pode ser instalada até mesmo em espaços compactos, seja acoplada a banheiros menores ou qualquer cômodo dessa natureza.


Sabemos que é necessário ter um bom planejamento a fim de garantir que tudo saia de acordo com o esperado, da mesma forma que é fundamental realizar a manutenção de sauna periodicamente para evitar problemas futuros. Então, no post de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber para ter uma sauna em casa.


Quais são os tipos de sauna?


Antes de tudo, o primeiro passo é escolher o tipo de sauna que deseja ter em casa para apenas depois iniciar a construção. Existem dois tipos principais: a sauna úmida e a seca. A primeira é conhecida como sauna turca, na qual um equipamento domina o ambiente com o vapor. Esse modelo inclusive pode ser instalado no próprio box do banheiro. Já a segunda é a sauna finlandesa, em que o equipamento esquenta o espaço sem utilizar vapor, sendo possível realizar a instalação por meio da eletricidade.


Nenhum modelo é melhor que o outro e a escolha irá depender do gosto pessoal e das possibilidades de sua casa. Mas, independente do modelo, é preciso que você tenha uma fonte de água frua para se refrescar dentro do ambiente, além de possibilidade para que as pessoas entrem e saiam do local com facilidade.


Quais os benefícios da sauna?


Com apenas alguns minutos dentro da sauna todos os dias você garante diversos benefícios para o corpo e mente. Veja abaixo:

  • Melhora a circulação do sangue;

  • Limpa e hidrata os poros da pele;

  • Relaxa os músculos;

  • Desobstrui as vias respiratórias;

  • Elimina as toxinas do corpo pelo suor;

  • Reduz o estresse e combate a hipertensão;

  • Melhora a qualidade do sono;

  • Alivia dores reumáticas e dos músculos;

  • Sensação de relaxamento por maior período de tempo.


Quanto de espaço preciso para ter uma sauna em casa?


Como falamos, é comum que a instalação de sauna seja frequentemente associada a espaços maiores, mas os modelos contemporâneos de fabricação desses ambientes são totalmente adaptáveis as mais diferentes áreas e espaços disponíveis em residências, hotéis, casas de campo ou qualquer construção similar. Além disso, em alguns casos é possível ainda acoplar a sauna de forma direta em piscinas, fazendo com que o próprio usuário deixe o ambiente aquecido e imediatamente mergulhe no dispositivo com água mais fria.


Portanto, confira abaixo os principais fatores que precisam ser considerados para descobrir quanto de espaço é necessário para ter uma sauna em casa.


Profundidade


Em qualquer espaço que esteja apto para receber a sauna, seja seca, úmida ou a gás, o aproveitamento deve ser constante e aprimorado ao longo do tempo. Ou seja, para que toda a área seja preenchida com uma construção inovadora e de qualidade é essencial contar com azulejos claros e vidros no entorno da própria estrutura. Isso porque, ambos os materiais representam os dois principais pilares usados pela construção civil a fim de garantir maior profundidade espacial. Mas, além disso, eles também são extremamente fáceis de limpar, garantindo assim maior durabilidade para a sauna.


Padrão


Além da instalação dos azulejos, que precisam ser sustentados por uma base isolante térmica, a construção da sauna precisa atender certos padrões estabelecidos pelos órgãos regulamentadores do setor. Por exemplo, o pé direito do espaço precisa ser igual ou superior a 2.2 metros, nunca menor do que isso. Mas, ainda assim, o custo-benefício promovido por esse tipo de ambiente (incluindo a instalação dos equipamentos) é um dos mais otimizados, marcando presença em uma residência ou qualquer outro tipo de empreendimento que vá receber uma sauna.


Outras opções


Vale lembrar ainda que existem outras opções para realizar a instalação de sauna em casa. Se quiser um banho ainda mais quente e benéfico para retirar as impurezas da pele, é possível incluir essa opção no próprio box do banheiro, sendo essa uma alternativa cada vez mais comum.


Independente do tamanho do cômodo, desde os maiores até os mais compactos, a regra é válida para que o banheiro receba esse equipamento extremamente útil e funcional para os dias mais frios ou quentes. Contudo, é importante deixar claro que em qualquer situação, é necessário que a instalação seja feita por uma empresa especializada.


Então, como você viu, é possível realizar a instalação de sauna nos mais variados tipos de ambientes. Desde os mais compactos até os mais espaçosos, eles precisam apenas atender o padrão de pé direito com no mínimo 2,2 metros de altura. Agora que você já tem as informações mais importantes é hora de começar seu planejamento e contratar uma empresa especializada.



Quanto de espaço preciso para ter uma sauna em casa?



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo