Buscar
  • torquatotec

Sauna seca ou a vapor: qual a mais indicada para sua área externa?

Realizar a instalação de sauna em sua casa é uma ótima alternativa para complementar a área externa, fazendo com que ela fique ainda mais atrativa. Com a pandemia do Covid-19, que obrigou as pessoas a passarem mais tempo em casa, a valorização do imóvel e do bem-estar por parte dos indivíduos aumentou significativamente. Como resultado, muitos decidiram realizar reformas e alterações para melhorar a qualidade de vida.


No entanto, ao decidir incluir a sauna em seu dia a dia é necessário tomar diversos cuidados, como o local da construção, tipo e também realizar a manutenção de sauna periodicamente. Então, se você está pensando em incluir essa maravilhosa opção de lazer em seu imóvel, continue acompanhando o post de hoje e entenda qual opção é mais indicada para sua área externa: a sauna seca ou a vapor.


O que é sauna?


A sauna é uma sala ou casa com ambiente extremamente aquecido para promover maior relaxamento e convívio social entre os frequentadores. O ritual da sauna foi criado há mais de 9 mil anos pelos nômades finlandeses, que ficou conhecido como banho finlandês. No entanto, os responsáveis por tornarem a sauna mundialmente conhecida por seus poderes relaxantes e propriedades terapêuticas de doenças foram os turcos.

Frequentar a sauna periodicamente garante diversos benefícios para a saúde mental e física, sendo uma alternativa extremamente relaxante e proveitosa.


Como falamos, as saunas são divididas em dois grupos: a seca a vapor. Nos dois casos, as temperaturas elevadas são a característica principal. Isso porque, é por meio do calor que os benefícios são garantidos, mesmo permanecendo apenas alguns minutos no espaço. No entanto, existem algumas diferenças entre elas. Veja quais são elas ao longo do post de hoje.


Como funciona a sauna seca?


Ela é originária da Finlândia, um país escandinavo onde o clima é majoritariamente frio. Mesmo no verão, a população não tem contato com o clima tropical, como o brasileiro. No entanto, a invenção foi muito bem aceita em todo o mundo, promovendo benefícios para todos que optam por essa opção.


A principal característica da sauna seca é que não existe umidade no ar e o calor é produzido por meio do aquecimento de pedras. Além disso, as temperaturas atingem facilmente 60 °C, podendo chegar até mesmo a 80 °C. Seu aquecimento pode ser feito com um equipamento específico, usando como fonte de energia a queima de lenha, gás ou ainda com o uso de uma resistência elétrica.


O revestimento mais utilizado na sauna seca é a madeira. No entanto, ela precisa ser especialmente tratada para que seja capaz de resistir e ter boa durabilidade mesmo em altas temperaturas e baixa umidade.


Como funciona a sauna a vapor?


Já a sauna a vapor é conhecida também como sauna turca, visto que é praticada no país há muitos séculos com os famosos banhos turcos. Aqui, a pessoa permanece dentro da sauna por alguns minutos para eliminar as toxinas da pele. Logo depois, ela recebe um banho de produtos que fazem a limpeza, esfoliação e hidratação da pele. Inclusive, ainda é comum a massagem com a ajuda de óleos de tratamento.


Nesse modelo, o calor da sauna é originado da água aquecida até seu ponto de fervura, por meio de um gerador de vapor instalado do lado de fora da sauna. Ele funciona como uma caldeira de água que aquece e ferve até que ela seja transformada em vapor. Esse vapor então é conduzido por meio de uma tubulação até o interior da sauna.


A fonte de energia do gerador ou máquina de vapor pode ser a lenha ou a gás, sendo que as temperaturas médias ficam entre 40 °C e 50 °C. Além disso, o material mais utilizado nesse tipo de sauna é a cerâmica. No entanto, a pedra natural também pode ser usada.


Sauna seca ou a vapor: qual a mais indicada para sua área externa?


Não existe uma sauna melhor que a outra e a escolha irá depender de sua preferência pessoal e estrutura necessária para a instalação. Geralmente, a sauna seca é mais utilizada em lugares com o clima frio, e para regiões com temperaturas mais altas a sauna a vapor é a mais utilizada. Isso se dá pelos locais de origem de cada um dos tipos de sauna.


Em relação aos custos e estrutura, você deve escolher a sauna que mais se adequa ao espaço disponível, além de ponderar o custo de instalação e montagem do espaço. Isso porque, os materiais variam de acordo com cada opção. Além disso, também é necessário avaliar o equipamento e consumo em relação ao tempo de uso médio para garantir melhor custo-benefício.


Em relação aos benefícios e eficácia, ambos os tipos promovem vantagens para os usuários. Portanto, no momento de escolher entre uma e outra, o recomendado é considerar o tipo de clima de sua região, investimento, custos de manutenção e a preferência dos usuários para que assim todos possam aproveitar ao máximo.



Sauna seca ou a vapor: qual a mais indicada para sua área externa?



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo